Trufas de Chocolate

As trufas de chocolate são feitas à base deste ingrediente, podendo eventualmente levar um recheio. Levam uma cobertura de chocolate e normalmente são envoltas em chocolate em pó.

O nome destes deliciosos bombons deve-se à sua semelhança com um cogumelo subterrâneo, consumido há mais de três mil anos e que, ao ser recolhido, vem envolto em terra, tal como estas trufas, que são polvilhadas com chocolate em pó.

São doces comummente associados à Páscoa, embora existam durante todo o ano, sendo amplamente usados para oferta. As trufas são consideradas um símbolo requintado de cortesia.

Ingredientes:

(50 trufas)
  • ½ lata de creme de leite (s/ soro)
  • 1 kg de chocolate preto
  • 100 g de manteiga
  • 3 colheres (sopa) de conhaque
  • 1 chávena (chá) de chocolate em pó p/ a cobertura

Confeção:

Com uma faca afiada, pique o chocolate e separe-o em duas partes iguais, reservando uma delas. Derreta outra metade e, assim que estiver derretido, junte o creme de leite, misturando bem. Acrescente a manteiga e o conhaque. Misture muito bem e deixe repousar no frigorífico durante 24 horas.

No dia seguinte, retire o preparado do frio, faça bolinhas, com o auxílio de uma colher, e ponha-as no congelador durante 1 hora.

Entretanto, derreta a metade do chocolate que reservou e deite o chocolate em pó num prato raso.

Mergulhe as bolinhas no chocolate derretido e retire-as com um garfo, deixando escorrer bem o chocolate excedente para o recipiente. Passe, então, as trufas pelo chocolate em pó. Quando estiverem firmes, envolva-as bem no chocolate, uma a uma.

Bata levemente em cada bolinha para retirar o excesso de chocolate em pó e ponha-as numa taça grande; cubra película aderente e ponha no congelador durante mais 1 hora.

Retire do frio e sirva.

Print Friendly, PDF & Email

One Response to Trufas de Chocolate

  1. Excelente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *