Tortas de Azeitão

As tortas de Azeitão são um doce tradicional típico da localidade que lhes deu o nome, situada no concelho de Setúbal. A região tem uma doçaria diversificada e rica, na qual estas tortas, feitas à base de ovos e com origem numa receita caseira, têm especial destaque.

As tortas de Azeitão são um dos doces regionais particularmente apreciados com um cálice do afamado moscatel de Setúbal.

Ingredientes:

Para a massa
  • 10 ovos (claras e gemas separadas)
  • 180 g de açúcar
  • 50 g de maisena
  • canela em pó q.b.
Para o doce de ovos
  • 12 colheres (sopa) de água fria
  • 6 colheres (sopa) de açúcar
  • 6 gemas

Confeção

Bata as gemas com o açúcar até obter um creme espesso.

Junte a maisena e bata só o tempo necessário para a envolver.

Bata as claras em castelo firme e envolva-as delicadamente no preparado anterior.

Deite a massa num tabuleiro untado, espalhando-a bem até ficar com uma espessura fina.

Deixe repousar cerca de 10 minutos e, entretanto, ligue o forno a 220º C.

Leve a massa a cozer em forno quente, cerca de 15 minutos. Verifique a cozedura, atendendo a que as tortas de Azeitão devem ficar com o aspeto meio cru, totalmente amarelinhas.

Para o doce de ovos, leve um tacho ao lume com a água e o açúcar e deixe ferver até obter ponto de fio (a calda adere levemente à colher e, ao retirar um pouco, forma-se um fio com o qual se conseguem fazer formas sobre uma superfície lisa).

À parte, bata bem as gemas.

Retire a calda do lume e misture as gemas, mexendo vigorosamente.

Leve o doce de ovos ao lume para engrossar.

Retire a massa ainda morna e coloque-a sobre um pano limpo, numa superfície lisa. Barre-a com doce de ovos e, sobre este, deite um pouco de canela.

Enrole a massa com a ajuda do pano, dando-lhe a forma de torta. Corte em tiras com cerca de 8 cm de comprimento.

Sugestão:

Os Ésses de Peniche são uma excelente opção para aproveitar as claras que não foram usadas na confeção das Tortas de Azeitão.

Print Friendly, PDF & Email

2 Responses to Tortas de Azeitão

  1. Fatima diz:

    A minha massa não ficou amarelinha
    Como consegue que ela fique amarelinha??
    Obrigada

  2. Ana diz:

    Meus amigos, se querem realmente comer tortas de azeitão VERDADEIRAS, terão que se deslocarem a esta região lindissíma e irem até à Pasteleria CEGO, no centro da Vila de Vila Nogueira, depois de passarem as instalações do José Maria da Fonseca, junto à igreja da Misericordia, e só mesmo nessa ou em algumas (poucas) pastelarias que compram à Pastelaria Cego, é receita própria e que ninguém mais tem, porque o segredo… seria apetecivel mas não é divulgado.
    Todas essas tortas que são vendidas nas grandes superficies e até em algumas feiras gastronómicas, com caixinha de plástico e autocolante a dizer “Tortas de Azeitão” são umas réplicas mal conseguidas e nada têm de tortas de Azeitão, só mesmo o nome, que uma empresa aproveitou para pôr no mercado, mas que em nada se comparam com as verdadeiras.
    Eu não sou proprietária nem sócia da Pastelaria Cego, mas irrita-me que as pessoas comam gato por lebre, por falta de informação. Provem e verão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *