Torrão Real (Évora)

Este doce conventual, também conhecido como Torrão Real de Ovos ou somente Torrão de Ovos é um dos ex-libris da doçaria regional de Évora. Em termos de sabor, é qualquer coisa de divinal, sendo particularmente apreciado por quem gosta de sobremesas muito doces.

O único senão, como em qualquer iguaria da doçaria conventual, são as calorias, uma vez que leva uma grande quantidade de gemas e açúcar e amêndoa. Além destes ingredientes muito presentes na doçaria conventual, o Torrão Real também leva natas, que o tornam ainda mais calórico. Mas o sabor compensa em larga escala o peso na balança… 😉

Ingredientes:

Para 10 pessoas
  • 125 g de amêndoa pelada e moída
  • 15 gemas
  • 150 ml de natas
  • 250 ml de água
  • 500 g de açúcar
  • canela em pó q.b.

Confeção:

Leve o açúcar e a água ao lume, deixando ferver até atingir o ponto de espadana (cerca de 3 minutos, quando, ao mergulhar uma colher na calda, esta formar uma espécie de lâmina ao cair).

Retire a calda do lume e, estando morna, junte o miolo de amêndoa moído, as gemas batidas e as natas. Bate muito bem para ligar bem os ingredientes.

Leve de novo ao lume, em lume brando, e mexa até as gemas estarem cozidas. Retire do calor quando a mistura atingir o ponto de estrada (ao passar a colher, vê-se o fundo do tacho).

Deite o doce numa taça funda ou em taças individuais e polvilhe com canela a gosto.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *