Tarte Tatin de Maçã

Esta sobremesa deliciosa, por incrível que pareça, terá sido criada por engano, em França, no final do séc. XIX, pelas irmãs Tatin, que dirigiam um Hotel com o mesmo nome… A história conta que uma delas estava a preparar uma tarte de maçã, mas cometeu um erro e deixou muito tempo no forno. No entanto, pensou que poderia salvá-la e virou-a ao contrário; a tarte acabou por ser uma receita de sucesso. Tomáramos nós que os nossos erros na cozinha fossem tão bem sucedidos!…

A receita tem uma combinação perfeita de sabores e texturas que a tornam numa sobremesa inesquecível. Ao desenformar a tarte sobre o prato de servir, o caramelo que cobre a forma torna-se numa deliciosa crosta estaladiça e brilhante. Pode servir esta tatin simples ou com uma colher de natas, chantilly ou, se preferir o contraste entre o quente e frio, acompanhe com uma bola de gelado.

Ingredientes:

Para a massa
  • 1 kg de maçãs reinetas
  • 100 g de manteiga
  • 100 g de açúcar
  • 200 g de massa folhada
Para a decoração
  • casca de ½ laranja
  • casca de ½ limão

Confeção:

Amoleça a manteiga à temperatura ambiente e arranje as maçãs, cortando-as em 6 pedaços.

Unte uma tarteira com 22 centímetros de Ø e polvilhe-a com açúcar.

Distribua os pedaços de maçã na tarteira, em forma de leque, começando pela parte exterior.

Leve a forma a lume muito brando, rodando-a com frequência, até que o açúcar caramelize ligeiramente. Retire e deixe arrefecer.

Estenda a massa folhada e trabalhe-a até alcançar aproximadamente 3 milímetros de espessura.

Corte um disco um pouco maior que a forma, e cobra com ele as maçãs, dobrando o bordo da massa folhada para o interior. Pique a massa folhada com um garfo e leve a cozer a 200° C, durante 15 a 20 minutos, até que esteja dourada.

Passado este tempo, retire do forno e deixe arrefecer sem desenformar.

Entretanto, lave os citrinos e corte umas tiras de casca.

Ponha a forma sobre a chama para aquecer o fundo e desenforme a tarte, decore-a com as tiras de casca de laranja e de limão e sirva.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *