Tapioca | Beiju (Brasil)

Tapioca, também designado Beiju ou Biju, é o nome dado a um doce tradicional de origem indígena, típico do nordeste do Brasil. Consiste numa espécie de panqueca (feita a partir da fécula de mandioca, também conhecida como tapioca, goma da tapioca, goma seca, polvilho ou polvilho doce), que pode ser servida com diversos recheios – doces ou salgados.

É exatamente o recheio que dá um toque especial à receita, variando de acordo com o gosto e a região onde a tapioca é consumida. Os mais tradicionais são com coco e queijo coalho, mas a tapioca pode levar apenas manteiga ou, como é comum nas versões mais modernas, leite condensado, goiabada com queijo, banana, morango, chocolate, entre outros tipos de recheio.

Come-se preferencialmente a tapioca quente, pois depois de fria tende a esfarelar e não se torna tão apetitosa. Depois de feita, poderá guardar a tapioca no frigorífico, num recipiente fechado, e consumir quando quiser, com um recheio do seu agrado. É ótima para saborear ao pequeno-almoço ou lanche…

Veja como preparar a receita tradicional nordestina, em que, além da água, a fécula de mandioca é misturada com coco.

Ingredientes:

  • ½ chávena de coco fresco ralado
  • 1 pitada de sal
  • 500 g de fécula de mandioca
  • água q.b.
  • recheio a gosto

Confeção:

Deite a fécula numa tigela e junte a água necessária para a dissolver, passando bem entre os dedos sem agarrar.

Adicione o sal e o coco, misturando muito bem.

Passe a massa numa peneira e, enquanto isso, coloque ao lume uma frigideira (ou chapa) antiaderente, deixando aquecer bem sobre lume moderado. Não precisa de acrescentar óleo.

Coloque porções da goma obtida na frigideira, espalhando bem no fundo, sem a deixar espessa.

Deixe a massa secar na frigideira e, quando se soltar do fundo, vire como se faz com uma panqueca. Não deixe escurecer nem endurecer.

Deixe aquecer bem o fundo da frigideira e coloque uma nova porção de massa, repetindo as vezes necessárias para a terminar.

Coloque a tapioca num prato e recheie a gosto. Dobre ao meio e sirva.

Print Friendly, PDF & Email

One Response to Tapioca | Beiju (Brasil)

  1. Rodrigo Serraipa diz:

    Uma correção!… Não pode dissolver o polvilho de mandioca na agua, deve-se apenas umedecer com um pouco de agua e então passar pela peneira para deixar bem soltinho, ja que ao umedecer o polvilho, ele formará pelotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *