Palitos La Reine Caseiros

Os palitos La Reine, também conhecidos como biscoitos de champanhe, são muito conhecidos pela sua utilização em inúmeras receitas de renome internacional, como o tiramisu, charlottes, bases de tarte, entre outras. Em termos de aspeto, são idênticos aos palitos franceses, mas são mais consistentes e é essa característica que permite serem usados na preparação de outras receitas, sendo os franceses saboreados ao natural.

Estes biscoitos compridos e com a sua característica cobertura de açúcar, são muito fáceis de preparar, levando apenas três ingredientes na sua confeção: açúcar, ovos e farinha (embora se encontrem receitas nas quais é adicionada essência de baunilha/amêndoa ou limão). Além da sua utilização na preparação de outros doces, também podem ser saboreados simples, sendo muito fáceis de encontrar em qualquer superfície comercial. No entanto, uma receita caseira tem sempre outro sabor e, por isso, aqui a deixamos…

Ingredientes:

(para cerca de 40 palitos)
  • 125 g de açúcar
  • 125 g de farinha
  • 5 ovos (gemas e claras separadas)
  • raspa de ¼ de limão ou outro aroma a gosto (opcional)
  • açúcar em pó p/ a cobertura

Confeção:

Forre dois tabuleiros com papel vegetal e reserve.

Da quantidade de açúcar indicada, retire 1 colher de sopa e reserve.

Bata as gemas com o açúcar e o aroma escolhido até formar um creme fofo e esbranquiçado.

À parte, bata as claras em castelo firme, adicionando a colher de açúcar que tinha reservado quando começarem a formar espuma.

Misture as claras em castelo no batido de gemas, alternadamente com a farinha, mexendo suavemente com uma espátula ou colher de pau, para que as claras não percam o volume.

Deite a massa num saco de pasteleiro de bico simples e forme os biscoitos sobre os tabuleiros, fazendo tiras com cerca de 12 cm de comprimento e 2,5 cm de largura.

Deixe a massa endurecer um pouco e polvilhe os biscoitos com açúcar em pó.

Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, cerca de 15 minutos ou até alourarem. A meio da cozedura, mude a posição dos tabuleiros no forno para que os biscoitos dourem uniformemente.

Retire-os depois de cozidos, deixe arrefecer um pouco e retire-os com a ajuda de uma espátula.
Curiosidade:

São muitos os nomes dados a estes biscoitos, dependendo do país – em Portugal, são conhecidos como palitos La Reine ou biscoitos de champanhe (sendo esta a designação dada no Brasil), em França são biscuits à la cuillère, em Itália savoiardi e os ingleses chamam-lhes ladyfingers. Independentemente da designação, o biscoito é o mesmo, podendo variar um pouco nos aromas empregues – alguns simples e outros com essência/licor de baunilha ou amêndoa. Mas a base do biscoito é exatamente a mesma.
Em Portugal, há ainda a designação de biscoito inglês (por analogia com os ladyfingers dos ingleses), mas também aqui a única diferença é o tipo de açúcar usado na cobertura.

Foto: http://saborsaudade.blogspot.pt

Print Friendly, PDF & Email

One Response to Palitos La Reine Caseiros

  1. Vivekanand Amuthalan diz:

    this is a wonderful place to find historic recipes and also the background, as a pastry chef i find it better than anything i have come across. so thank you so very much for the knowledge

    Vivek

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *