Licor de Damasco

Com o damasco, podem-se fazer dois tipos de licores, usando diferentes partes do fruto – com a polpa, faz-se o licor tradicional, cuja receita aqui apresentamos e, com os caroços, prepara-se o famoso Amaretto.

Este licor pode ser saboreado ao natural ou usado na preparação de receitas à base de damasco, como a conhecida Bavaroise de Damascos. Como qualquer outro licor, a receita começa a ser preparado com cerca de um mês de antecedência, para que a fruta possa macerar na aguardente, que possibilita uma mistura homogénia dos sabores.

Ingredientes:

  • 500g de polpa de damasco
  • 1 kg de açúcar
  • 1 litro de água
  • 1 litro de aguardente

Confeção:

Corte os damascos em pedaços pequenos e desfaça-os bem com um garfo.

Mergulhe a polpa na aguardente, guarde num recipiente de vidro e feche bem.

Reserve num local fresco e escuro, deixando a polpa macerar durante 30 dias.  Agite o frasco diariamente para ajudar na mistura e fermentação.

Após o período de maceração, coe o preparado com um pano limpo (ou um coador de rede muito fina) e aperte bem para extrair todo o sumo. Reserve.

Leve o açúcar e a água a ferver em lume brando, cerca de 15 minutos, mexendo continuamente, até formar uma calda fina (quando levantar a colher e formar um fio caramelado grosso, a calda está no ponto).

Retire do lume e deixe a calda arrefecer.

Deite a infusão de damasco sobre a calda de açúcar e misture bem.

Deixe arrefecer naturalmente, deixando em repouso cerca de 24 horas, à temperatura ambiente.

Passado o período de decantação, coe o licor para retirar as impurezas. Se desejar, poderá não o coar, ficando o licor com pequenos filamentos de damasco que lhe dão um aspeto e sabor particulares.

Deite numa garrafa de licor e reserve num local escuro, no mínimo durante 10 dias, para apurar o sabor.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *