Geleia de Morango

A geleia de morango é uma das receitas caseiras que permanece nas nossas memórias de infância. Além de saborosa e muito fácil de fazer, é uma receita versátil, podendo ser usada para barrar pão ou servir como recheio e/ou cobertura de bolos.

Ingredientes:

  • 4 colheres (sopa) de sumo de limão
  • 800 g de açúcar
  • 900 g de morangos limpos

Confeção:

Lave e arranje os morangos necessários para perfazer o peso indicado na listagem de ingredientes. Deverá retirar as folhas e todas as partes que possam estar amassadas,

Corte os morangos ao meio e coloque-os numa panela grande, amassando-os gentilmente (com um garfo ou um esmagador) para que libertem o sumo.

Acrescente o sumo do limão e o açúcar.

Coloque a panela em lume brando, mexendo ocasionalmente, até o açúcar se dissolver.

Aumente a temperatura e deixe cozinhar, cerca de 10 minutos, até a geleia ferver, mexendo frequentemente. Amasse os morangos as vezes necessárias para que a geleia fique com a consistência que preferir – sentindo-se alguns pedaços da fruta ou até obter uma geleia mais uniforme.

Baixe a temperatura do fogão e deixe cozinhar cerca de 20 minutos até a geleia ganhar a consistência que desejar – à medida em que vai apurando, ganha uma consistência mais espessa. É importante ir limpando a espuma que se forma à superfície para que a geleia fique com o seu aspeto límpido característico.

Retire a geleia do lume, deixe arrefecer um pouco e armazene em potes de vidro esterilizados, sem encher demasiado.

Depois de fria, tape os potes e guarde a sua geleia de morango no frigorífico | geladeira.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *