Geleia de Marmelo

Com a chegada do outono, chegam os frutos típicos da estação, como os marmelos, e a confeção de doces tradicionais que nos dão mais aconchego nos dias de frio. A geleia é um desses doces, feita normalmente aquando à marmelada, para fazer o aproveitamento dos caroços e/ou das cascas dos marmelos. Caracteriza-se pelo seu aspeto semitransparente e consistência gelatinosa, associados ao seu sabor apurado e delicioso.

Excelente para saborear com pão, com uma bolacha, um bolo ou até, para os mais gulosos, para saborear às colheradas… A geleia pode também ser usada para pincelar bolos ou tartes de fruta, conferindo-lhes um aspeto brilhante. Qualquer que seja a sua utilização, a geleia sabe tão bem!

Ingredientes:

  • aproveitamento das cascas e/ou dos caroços do marmelo
  • água q.b.
  • 1 kg de açúcar por cada litro de líquido obtido após a cozedura
  • 1 ou 2 paus de canela (opcional)

Confeção:

Coloque todos os caroços/cascas dos marmelos num tacho e junte água até os cobrir.
Deixe ferver, cerca de 30 minutos, até reduzir bastante a água.
Terminada a fervura, coe a mistura numa gaze ou num passador de rede muito fina,  fazendo pressão com a colher de pau para extrair todo o suco gelatinoso da fruta.
Meça o líquido obtido, limpo de impurezas. Misture-o com o peso equivalente em açúcar e leve novamente ao lume a engrossar, em lume médio, até atingir a espessura desejada.
Querendo, junte os paus de canela para aromatizar a geleia.
O doce estará pronto quando, ao retirar um pouco para um prato, abrir estrada ao passarmos um garfo ou colher pelo meio.
Quando estiver pronta, deite a geleia em frascos próprios para compota, devidamente esterilizados.
Deixe arrefecer e, antes de tapar o frasco, cubra a parte superior com um pouco de açúcar (o que evita a formação de bolores).
Acondicione muito bem os frascos e guarde-os em sítio fresco e arejado.
Sugestão:
Faça lembranças personalizadas para os seus familiares e amigos, aproveitando os frascos de geleia caseira. Verá que eles vão adorar!

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *