Geleia de Damasco (alperce)

O damasco, também muito conhecido como alperce ou abricô, é um fruto conhecido pelos chineses há cerca de 4000 anos, sendo atualmente consumido e produzido em diversos países, como Portugal. Este fruto pode ser consumido ao natural, desidratado ou em forma de doces, geleias e compotas.

Já anteriormente publicámos a receita do Doce de Damasco e neste artigo damos-lhe a conhecer o modo de confeção da geleia, que poderá saborear com pão, bolachas, como complemento de outros doces ou a complementar uma sobremesa.

Ingredientes:

Confeção:

Pique os damascos grosseiramente.

Deite os damascos picados numa panela, acrescente o açúcar e o sumo de limão e leve a cozinhar, em lume brando, até levantar fervura.

Mexa até o preparado engrossar e deixe apurar até atingir o ponto de geleia (para verificar o ponto, retire da panela uma colher de sopa de geleia, coloque-a num pratinho e divida em duas partes; estará no ponto se permanecer consistente, sem não se espalhar ou unir novamente).

Depois de pronta, coloque a geleia em potes de vidro esterilizados e deixe arrefecer com os potes virados ao contrário para ganharem vácuo.

Quando arrefecer, conserve a geleia no frigorífico | geladeira durante alguns dias.

NOTA:

A geleia pode ser preparada com damascos frescos ou desidratados, mas há alguns aspetos a que deve dar atenção, uma vez que há diferenças entre as duas formas de apresentação do fruto. Antes de mais, há que ter em consideração a variação de peso (1 damasco fresco pesa, em média, 33 g, ao passo que 1 damasco desidratado (seco) pesa cerca de 25 g). Também há que ter em conta o facto de os damascos desidratados não conterem sumo, como acontece com a fruta fresca, pelo que deverá adicionar água durante a cozedura, para que a geleia possa atingir consistência desejada, evitando que queime ou que fique seca demais.

Dica:

Para esterilizar os frascos de vidro, deixe-os a ferver durante 30 minutos ou leve-os ao forno, pré-aquecido a 250º C, durante 10 minutos.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *