Espera Maridos

Esta é uma receita tradicional portuguesa, criada numa altura em que os maridos trabalhavam fora de casa, ficando a grande maioria das mulheres a cuidar das lides domésticas e dos filhos. Além dos cuidados diários de limpeza da casa e cuidados da família, era comum as mulheres agraciarem os seus maridos com um doce para a sobremesa. Será esta a origem do nome desta receita que conhece diversas variantes, mas que, em Portugal, tem como referência primordial a receita aqui apresentada e a versão de Trás-os-Montes.

Feito com ingredientes comuns (açúcar, limão, ovos e canela) e de confeção simples, este doce é uma verdadeira maravilha. Em termos de textura e sabor, assemelha-se aos ovos-moles.

Ingredientes:

  • 1 casca de limão
  • 300 g de açúcar
  • 6 ovos (claras e gemas separadas)
  • água q.b.
  • canela p/ polvilhar

Confecção:

Leve o açúcar ao lume com um pouco de água e a casca de limão. Deixe ferver até atingir ponto de pérola fraco (a calda é espessa e corre em fio da colher, ficando uma gota suspensa na extremidade, como se fosse uma pérola).

Retire a calda do lume, deixe arrefecer um pouco.

Extraia a casca de limão e junte as gemas batidas.

Bata 3 claras em castelo bem firme envolva-as delicadamente no preparado anterior.

Leve ao lume, mexendo sempre (em movimentos suaves, mas de forma a que a colher toque no fundo do tacho) até fazer estrada.

Sirva o doce fresco, polvilhado com canela.

SUGESTÃO:

Aproveite as claras que sobraram desta receita para fazer os deliciosos Dedos de Dama.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *