Compota de Laranja

Esta receita é a forma tradicional de preparar a compota de laranja, uma receita muito antiga, fácil de fazer e que rende bastante, permitindo aproveitar a laranja toda. É uma compota que se conserva durante muito tempo, podendo manter-se de um ano para o outro, desde que esteja devidamente acondicionada.

Originalmente a compota era preparada com laranja amarga. Com o tempo, dado que nem sempre se consegue arranjar laranja amarga, passou a incluir-se limão para obter a acidez que as laranjas normais não têm.

Ingredientes:

  • 1,5 kg de açúcar
  • 1,5 l de água
  • 750 g de laranjas
  • 1 limão

Confeção do modo Tradicional:

Lave muito bem as laranjas e corte-as meias luas finas, eliminando os caroços (todo o resto da laranja é aproveitado).

Coloque as laranjas numa panela com a água e deixe macerar durante 8 horas.

Leve a ferver, em lume brando, até que as cascas da laranja amoleçam um pouco.

Junte o açúcar e o sumo do limão, mexendo bem após a adição.

Deixe continuar a ferver – cerca de 1 hora – para a compota ganhar consistência. Para verificar se está pronto, deite um pouco de doce num prato, passe com uma colher; estará pronto se abrir estrada, caso contrário, deixe apurar mais um pouco, até obter a textura desejada.

Retire a compota do lume, remova a espuma que ficou à superfície deite a compota, ainda quente, em frascos esterilizados. Feche bem os frascos e vire-os ao contrário para criar vácuo (deixe-os ficar nesta posição entre 30 minutos a 1 hora assim).

Depois de arrefecer, guarde a sua compota de laranja num local fresco.

Preparação na Bimby:

Coloque no copo da Bimby o açúcar, as laranjas e o limão (previamente descascados e sem caroços) e a casca de 1 laranja (sem a parte branca). Triture 15 seg./ velocidade 6.

Programe 25 min./ 100º C/ velocidade 1 (sem o copo medidor).
Como a laranja liberta muito sumo, se achar que a consistência da compota está muito líquida, poderá torná-la mais espessa, deixando apurar um pouco mais; para tal, programe 20 min./ Varoma/ vel Counterclock.

Estando pronta, deite a compota, ainda quente, em frascos esterilizados. Feche bem os frascos e vire-os ao contrário para criar vácuo (deixe-os ficar nesta posição entre 30 minutos a 1 hora assim).

Nota:

Ajuste a acidez da compota atendendo ao seu gosto pessoal. Para tal, bastará aumentar ou diminuir a quantidade de limão usado na receita.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *