Compota de Dióspiro com Vinho da Madeira

Estamos no outono, altura em que abundam os frutos secos, romãs e um fruto maravilhoso, o dióspiro. Embora nem todos apreciem a textura e sabor deste fruto, que deve ser consumido bem madurinho, ele é muito doce e propicia-se a preparar diferentes tipos de receita.

Esta compota é um dos doces que se pode preparar com o dióspiro, sendo ideal para barrar uma fatia de pão ou saborear sobre uma bolacha de água e sal ou tipo cream cracker. É uma excelente forma de saborear os dióspiros, podendo ser particularmente apreciada por quem não gosta de comer a fruta ao natural. Cá em casa é difícil conseguir que os dióspiros cheguem para fazer este tipo de receita, pois eu ADORO este fruto e eles tendem a aguentar-se muito pouco tempo na fruteira…

Ingredientes:

  • 1 kg de dióspiros
  • 2 colheres (sopa) de vinho da Madeira (ou vinho do Porto)
  • 2 estrelas de anis (erva-doce) (opcional)
  • 2 paus de canela
  • 700 g de açúcar

Confeção:

Lave os dióspiros e retire-lhes a pele.

Pique-os muito bem sobre uma tábua de cozinha (ou triture com a varinha mágica) e coloque a polpa obtida num tacho.

Junte os restantes dos ingredientes, podendo substituir o vinho da Madeira por vinho do Porto, e leve a lume brando até que o preparado ganhe consistência (cerca de 1h30).

Deixe que a compota arrefeça dentro do tacho, retire os paus de canela e as estrelas de anis (caso as tenha utilizado) e guarde em frascos de conserva, previamente esterilizados, fechando-os muito bem.

Print Friendly, PDF & Email

One Response to Compota de Dióspiro com Vinho da Madeira

  1. Adriana diz:

    Boa noite. Vi esta receita e tentei fazer em casa. No entanto, a minha compota ficou muito escura, com uma cor castanha, nada a ver com o laranja vivo que está nesta foto. Como.faço para que fique daquela cor? Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *