Bolo Saint Honoré

Saint Honoré é o santo padroeiro dos pasteleiros franceses, mas o nome deste bolo delicioso deve-se também ao facto de ter sido criado por um pasteleiro que morava na Rua Saint Honoré, em Paris.

Esta sobremesa clássica francesa é composta por uma base de massa folhada sobre a qual são colocados anéis de massa choux. Depois de cozida, a massa é recheada com merengue e creme de baunilha, sendo decorado com pequenos éclairs e rosetas de chantilly em toda a volta.

Ingredientes:

Para a base e cobertura
Para o recheio
  • 1 tigela de creme de baunilha
  • 150 g de açúcar peneirado
  • 3 claras

Confeção:

Estenda a massa folhada até obter uma rodela com 18 cm Ø. Coloque-a num tabuleiro passado por água fria e pique-a com um garfo.

Deite metade da massa de choux num saco de pasteleiro | confeiteiro e construa sobre a massa folhada uma rodela a toda a volta, uma outra mais pequena e uma bola no centro.

Leve ao forno (pré-aquecido a 200° C), cerca de 18 minutos, até dourar.

Deite a restante massa de choux noutro saco com um bico liso e molde 18 bolinhas sobre um tabuleiro untado para formar éclairs. Leve também ao forno até os éclairs dourarem.

Bata as claras em castelo e, aos poucos, adicione o açúcar. Misture metade deste merengue com o creme de baunilha e recheie uniformemente a base do bolo.

Deite o restante merengue num saco de pasteleiro com um bico liso e molde uma cerca sobre o recheio.

Leve ao grill para dourar rapidamente.

Mergulhe os éclairs na calda de açúcar e cole-os à volta do bolo. Entre cada um deles, faça uma roseta de chantilly.

Reserve o bolo no frio durante 1 hora antes de servir.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *