Bolo de Reis Folhado (França)

Este bolo, designado Galette des Rois ou Gateau des Rois, em França, consiste numa espécie de tarte de massa folhada, recheada com pasta de amêndoa. Come-se tradicionalmente no dia da Epifania (6 de janeiro) e é o equivalente ao nosso Bolo-rei.

Ingredientes:

  • 1 gema
  • 100 g de açúcar
  • 100 g de manteiga
  • 150 g de miolo de amêndoa
  • 600 g de massa folhada

Confeção:

Estenda a massa folhada sobre uma superfície polvilhada, cortando-a depois em duas rodelas. Se usar massa folhada congelada, descongele-a, de preferência, à temperatura ambiente.

Numa tigela, misture a manteiga amolecida, o açúcar e o miolo de amêndoa ralado.

Espalhe o creme de amêndoa sobre uma rodela de massa e cubra-o com a outra rode­la. Comprima um pouco.

Dê uns golpes na massa com uma faca bem afiada, formando losangos.

Pincele toda a superfície com a gema batida e leve ao forno numa forma redonda, previamente molhada com água fria, até a massa folhar e alourar.

 

Sabia que…

O cozinheiro da Corte de Louis XV, rei de França, querendo presentear o monarca com uma criação esplendorosa, terá introduzido uma joia no bolo. O rei ficou encantado e pôs a ideia em prática junto da aristocracia, vindo depois a estender-se a tradição ao resto da Europa.
A tradição ainda hoje se mantém, embora sejam peças de porcelana ou até de plástico; quem tiver a sorte de encontrar o brinde, colocará a coroa dourada de que acompanha o bolo e será rei ou rainha por um dia.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *