Arrepiados de Amêndoa (Algarve)

Estes bolinhos, também conhecidos como Almendrados ou, mais vulgarmente, Bolinhos de Amêndoa, são uma das receitas tradicionais mais conhecidas do Algarve. Caracterizam-se pelo seu aspeto irregular e pela massa, feita com amêndoa, sem qualquer adição de farinha. Uma delícia da doçaria regional algarvia!

Ingredientes:

(20 bolinhos)
Para a massa
  • 2 claras
  • 260 g de açúcar
  • 300 g de amêndoas
Para a decoração
  • 20 amêndoas inteiras peladas

Confeção:

Triture as amêndoas com pele, sem as reduzir a pó.

Misture as amêndoas trituradas com o açúcar e junte as claras, envolvendo bem, para as incorporar completamente.

Forre 2 tabuleiros com papel vegetal e deite neles colheradas da massa com cerca de 3 cm de distância entre si (poderá também moldar, com as mãos, pequenas bolas de massa e achatá-las ligeiramente). Se não separar os bolinhos, eles irão colar-se no decorrer da cozedura, quando vão crescer um  pouco.

Enfeite cada almendrado com uma amêndoa e pressione ligeiramente para entrar na massa.

Leve a cozer a uma temperatura baixa (150-160º C), na prateleira central do forno até os bolinhos ficarem dourados (entre 15 a 20 minutos, dependendo do forno). Não deverá deixar cozer demasiado para não ficarem secos por dentro (o aspeto estalado por fora é sinal de que cozeram demais).

Quando os bolos estiverem cozidos, retire o tabuleiro do forno, deixe arrefecer um pouco e descole-os do papel com cuidado. Sirva-os simples ou em forminhas de papel canelado.
NOTA:
  • Se desejar, adicione um pouco de raspa de limão à massa.
  • Guardados num frasco de vidro tapado, os arrepiados de amêndoa  aguentam vários dias sem secarem.
SUGESTÃO:

Prepare os deliciosos Bombons com Bolacha e Noz para aproveitar as gemas que não usou na confeção dos arrepiados de amêndoa (veja a receita AQUI).

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *