Trouxas das Caldas (Caldas da Rainha)

Trouxas das Caldas (Caldas da Rainha)

As trouxas de ovos são um dos variados legados da doçaria conventual, existindo diferentes receitas nas diversas regiões de Portugal. Todas elas se caracterizam pela sua apresentação, rolos amarelos brilhantes com cerca de 5 cm, mergulhados em calda de açúcar.

Consideradas uma sobremesa requintada, tradicionalmente consumida em ocasiões festivas, as trouxas das Caldas são atualmente procuradas durante todo o ano, sendo um ícone da doçaria local. O amarelo vivo característico, além de evidenciar a utilização abundante de gemas na confeção das trouxas de ovos, evoca os nossos sentidos, dando-nos vontade de saborear tamanha doçura.

Não há dados exatos em relação à origem deste doce regional, mas a receita poderá ter surgido no Convento de Cós, que chegou a abastecer o Mosteiro de Alcobaça. As primeiras freiras que vieram para este convento vinham de outras casas religiosas do Alentejo, conhecidas pela sua grande e prestigiosa tradição doceira. O escritor Eça de Queirós, no final do séc. XIX, sublimava  a delicadeza deste doce.

Ingredientes:

  • 1 kg de açúcar
  • 18 gemas
  • 2 claras
  • 300 ml de água

Confeção:

Leve o açúcar ao lume com a água e deixe ferver até fazer ponto de fio (quando correrem fios de calda sem grande resistência).

Entretanto, passe as gemas por um passador fino e misture-as com as claras, apenas para ligar.

Estando o açúcar no ponto desejado, retire o tacho do lume  e deite imediatamente no meio um cálice pequeno com a mistura dos ovos.

Leve a lume forte e, com uma escumadeira, retire as folhas que se formam assim que os ovos coagulam, colocando-as a escorrer sobre uma peneira. Borrife a calda com água fria sempre que for necessário, a fim de manter a sua densidade, e coza toda a mistura de ovos do mesmo modo.

Para armar o doce, sobreponha duas folhas, ficando a parte brilhante virada para baixo. Apare os lados com uma faca e coloque as aparas sobre o meio das placas.

Enrole as trouxas na forma tradicional e sirva-as regadas com calda de açúcar.

EXPERIMENTE TAMBÉM ESTAS DELICIOSAS RECEITAS:




1 resposta a Trouxas das Caldas (Caldas da Rainha)

  1. Filomena Silva diz:

    Adoro cozinhar e adoro boas receitas

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Wordpress content guard powered by JaspreetChahal.org