Trouxas das Caldas (Caldas da Rainha)

Trouxas das Caldas (Caldas da Rainha)

Consideradas uma sobremesa requintada, tradicionalmente consumida em ocasiões festivas, as trouxas das Caldas são atualmente procuradas durante todo o ano, sendo um ícone da doçaria local. O amarelo vivo característico, além de evidenciar a utilização abundante de gemas na confeção das trouxas de ovos, evoca os nossos sentidos, dando-nos vontade de saborear tamanha doçura.

Não há dados exatos em relação à origem deste doce regional, mas a receita poderá ter surgido no Convento de Cós, que chegou a abastecer o Mosteiro de Alcobaça. As primeiras freiras que vieram para este convento vinham de outras casas religiosas do Alentejo, conhecidas pela sua grande e prestigiosa tradição doceira.

Trouxas das Caldas Caldas da Rainha Trouxas das Caldas (Caldas da Rainha)

Ingredientes:

  • 1 kg de açúcar
  • 18 gemas
  • 2 claras
  • 300 ml de água

Confeção:

Leve o açúcar ao lume com a água e deixe ferver até fazer ponto de fio (quando correrem fios de calda sem grande resistência).

Entretanto, passe as gemas por um passador fino e misture-as com as claras, apenas para ligar.

Estando o açúcar no ponto desejado, retire o tacho do lume e deite imediatamente no meio um cálice pequeno com a mistura dos ovos.

Leve a lume forte e, com uma escumadeira, retire as folhas que se formam assim que os ovos coagulam, colocando-as a escorrer sobre uma peneira. Borrife a calda com água fria sempre que for necessário, a fim de manter a sua densidade, e coza toda a mistura de ovos do mesmo modo.

Para armar o doce, sobreponha duas folhas, ficando a parte brilhante virada para baixo. Apare os lados com uma faca e coloque as aparas sobre o meio das placas.

Enrole as trouxas na forma tradicional e sirva-as regadas com calda de açúcar.

EXPERIMENTE TAMBÉM ESTAS DELICIOSAS RECEITAS:

1 resposta a Trouxas das Caldas (Caldas da Rainha)

  1. Filomena Silva diz:
    Adoro cozinhar e adoro boas receitas

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>