Pudim de Ovos do Mosteiro de Alcobaça


Pudim de Ovos - Convento de Alcobaça

A região de Alcobaça é conhecida pela produção de frutas de grande qualidade, sendo uma referência em Portugal e além fronteiras. As frutas são, pois, uma presença marcante na doçaria tradicional da região. No entanto, a cidade também está muito ligada à Ordem de Cister, que outrora habitava no Convento integrado no Mosteiro de Alcobaça.

O pudim de ovos dos Frades do Mosteiro de Alcobaça é uma das especialidades da doçaria conventual que integra o riquíssimo património gastronómico da região. Mantém os traços típicos dos doces conventuais, sendo feito à base de ovos e açúcar.

Ingredientes:

  • 1 kg de açúcar
  • 14 gemas
  • 2 ovos
  • 250 ml de água
  • 50 g de manteiga

Confeção:

Leve ao lume o açúcar com a água até obter uma calda em ponto de pasta.

Deixe arrefecer um pouco e adicione as gemas, juntamente com os ovos inteiros e a manteiga, mexendo bem até obter um preparado homogéneo.

Deite a mistura numa forma de pudim bem untada e leve a cozer, no forno, durante cerca de 1 hora, em banho-maria. Verifique a cozedura espetando um palito, o qual deverá sair húmido mas limpo.

Quando estiver cozido, deixe o pudim arrefecer e desenforme.

EXPERIMENTE TAMBÉM ESTAS DELICIOSAS RECEITAS:




1 resposta a Pudim de Ovos do Mosteiro de Alcobaça

  1. José Barroca diz:
    O vosso site é uma grande fonte de inspiração! Está agora no forno um pudim de Alcobaça à moda da vossa receita.
    Por outro lado, o vosso site também tem o seu quê de irritação. Para quê a insistência com a newsletter? E porquê o impedir que se seleccione o texto? Sabeis que não é difícil extrair a fonte do texto, e portanto copiá-lo para as minhas notas? Sabeis também, que a foto do dito pudim terá direitos de autor..? Coerência..?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>