Petit Gâteau


Petit Gateau

O petit gâteau é um pequeno bolo de chocolate que se caracteriza por ter uma crosta crocante e um recheio particularmente cremoso. Por norma, o bolo é servido com uma bola de gelado.

A receita, de origem americana, foi criada acidentalmente por um aprendiz de chefe de cozinha que aqueceu o forno mais do que seria suposto para preparar outra receita. Mas foi exatamente a sua característica crocante que popularizou o petir gâteau, cuja receita se propagou a nível mundial.

Ingredientes:

  • 1 clara
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
  • 100 g de chocolate preto
  • 2 colheres (sopa) de conhaque
  • 2 gemas
  • 25 g de açúcar
  • chocolate em pó p/ polvilhar

Confeção:

Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria.

Bata as gemas, a clara e o açúcar até formar um creme bem claro e espesso.

Quando o chocolate e a manteiga estiverem derretidos, junte-o ao creme de ovos e açúcar, misturando delicadamente. Acrescente a farinha e o conhaque e misture bem.

Unte as formas com a margarina e polvilhe com chocolate em pó. Deite a massa nas formas, cobrindo cerca de metade do seu volume, e leve a cozer em pré-aquecido bem quente, entre 5 a 7 minutos.

Verifique a cozedura, tendo em atenção que os bolinhos devem estar crescidos, um pouco murchos e moles no centro, para que fiquem cremosos por dentro.

 

Dica Prática:

O forno deve ser sempre pré-aquecido, a uma temperatura o mais alta possível. Os bolos estarão prontos quando as bordas estiverem cozidas e o centro, ao pressionar com o dedo, tiver uma textura mole.

EXPERIMENTE TAMBÉM ESTAS DELICIOSAS RECEITAS:

2 Respostas a Petit Gâteau

  1. Ana Paula Aguiar diz:
    Adorei.
  2. Boa tarde adoro as vossas receitas e gostaria de continuar a ter cunhecimento delas e muito obrigado

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

[google-translator]