Doces Regionais


Pastéis de Arroz (Graciosa)


Ingredientes:

Para a massa:

  • 1 chávena de farinha image thumb196 Pastéis de Arroz (Graciosa)
  • 1 colher (chá) bem cheia de manteiga
  • 1 colher (chá) bem cheia de açúcar
  • 2 gemas

Para o recheio:

  • 1 chávena de arroz
  • 500 grs de açúcar
  • 60 grs de amêndoas
  • 8 gemas
  • sal

Confecção:

O recheio é preparado de véspera. Para o fazer, introduz-se o arroz em água a ferver temperada com um pouco de sal e deixa-se cozer bem. Escorre-se e reduz-se a puré. Leva-se o açúcar ao lume com 3 dl de água até fazer ponto de pérola (a calda é espessa e corre em fio, ficando uma gota suspensa na extermidade, como se fosse uma pérola). Deixa-se arrefecer um pouco, junta-se o puré de arroz e leva-se ao lume a engrossar. Retira-se do lume, juntam-se a amêndoa e as gemas e leva-se a mistura novamente ao lume para cozer as gemas. Deixa-se repousar.
No dia seguinte, peneira-se a farinha, fazendo-se uma cova no meio onde se deitam a manteiga, o açúcar e as gemas. Mistura-se tudo e amassa-se com um pouco de água. Trabalha-se bem a massa, cobre-se com um pano e deixa-se descansar.
Estende-se a massa muito fina, recheiam-se os pastéis e cortam-se em meia-lua. Dispõe-se em tabuleiros bem untados, polvilham-se com açúcar em pó e deixam-se cozer sem alourar.

NOTA: Devem ser cuidadosamente retiradas do tabuleiro.

Print Friendly

 

Experimente também estas receitas:

Pudim de Abóbora com Amêndoas
Broas da Madeira
Sonhos de Arroz (Alpiarça)
Bolinhos dos Santos com Mel

Publicado em Bolos, Receitas de Portugal

Sem Comentários

Comments RSS

Deixe um comentário

Subscrever