Foguetes de Amarante


Foguetes de Amarante

Os foguetes de Amarante são uns famosos doces regionais, de origem conventual, à base de ovos-moles e amêndoa, enrolados em hóstia e passados numa calda de açúcar.

A receita, tal como muitas outras iguarias da doçaria conventual amarantina, nasceram na cozinha do Convento de Santa Clara de Amarante, fundado no século XIII. As deliciosas receitas da doçaria conventual criadas pelas irmãs clarissas transpôs as portas do convento nos finais do século XIX e ainda hoje a tradição se mantém viva, fazendo as delicias de todos quanto saboreiam estas doces tentações.

Ingredientes:

  • 125 g de amêndoas
  • 250 g de açúcar + 250 g p/ a calda
  • 2 ovos
  • 7 gemas
  • folhas de obreia (hóstia)

Confeção:

Leve o açúcar ao lume com um pouco de água e deixe ferver até fazer ponto de espadana (a calda corre da colher em fila larga).

Junte as amêndoas peladas e raladas e deixe cozer até engrossar. Retire do lume e, depois de frio, adicione os ovos. Mexa muito bem e leve novamente a lume brando, mexendo sempre, para cozer os ovos.

Corte as hóstias em quadrados com 5,5 cm e, com um pano molhado em água fria, humedeça-os individualmente. À medida que o vai fazendo, coloque o recheio com o preparado anterior, bem frio, enrolado em forma de charuto.

Leve os foguetes ao forno, devendo os topos ficar virados para o lado do calor.

Depois de frios, passe-os por uma calda de açúcar em ponto de pérola (o fio que corre da colher é espesso, ficando uma gota suspensa na extremidade, como se fosse uma pérola) e deixe-os secar.

Créditos da foto: http://tasty-portugal.weebly.com

EXPERIMENTE TAMBÉM ESTAS DELICIOSAS RECEITAS:




2 Respostas a Foguetes de Amarante

  1. Leonor Morais diz:
    Tenho experimentado imensas receitas por vós enviadas, o que tem sido uma delicia e até bastante elogiadas pelas minhas amigas, pois estou constantemente a variar. Gostaria de experimentar “Foguetes de Amarante” só que não me é possivel, visto não saber como se faz a folha de hóstia, pois aqui aonde eu resido, na Austrália é me totalmente impossivel encontrar essas folhas quadradas há venda.Aguardo a vossa gentileza.Leonor
  2. Com respeito à receita Foguetes de Amarante, gostaria de experimentá-la, mas quando chego à parte da folha de hóstia, fico sem saber o que fazer, pois esse promenor da receita, não vem explicado. Como poderei obter a receita de hóstia, para poder efectuar os foguetes de amarante?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>