Fofas do Faial

As fofas são tradicionalmente confecionadas na altura do Carnaval e estão entre os doces mais típicos da ilha do Faial, nos Açores. Antigamente chamadas de filhós, são compostas por uma massa com erva-doce, que leveda intensamente e as deixa ocas, sendo muitas vezes recheadas com um creme de limão ou creme de baunilha.

Ingredientes:

  •  1 colher (chá) de sal
  • 125 g de manteiga
  •  15 ovos
  •  2 colheres (sopa) de açúcar
  •  2 colheres (sopa) de sementes de funcho
  •  500 ml de água e leite
  • 500 g farinha
  • creme de baunilha ou creme de limão (opcional)

Confeção:

Num tacho, deite a água e o leite, o sal, as sementes de funcho, o açúcar e a manteiga. Deixe levantar fervura e junte a farinha peneirada. Mexa a massa sobre o lume até fazer bola e se desprender do tacho.

Depois de fria, junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição para que o ovo seja completamente absorvido. Quando a massa tiver a consistência de um merengue bem espesso, disponha-a em montinhos sobre um tabuleiro untado e polvilhado.

Leve a cozer em forno bem quente (aproximadamente 220º C).

Retire as fofas do forno quando estiverem bem loiras. Nesta altura, se desejar, recheie-as com creme de baunilha ou de limão.

 

Sabia que…

As fofas são motivo de orgulho dos faialenses, sendo uma presença marcante em festas tradicionais, como os Assaltos de Carnaval — festas num serão com dança e fantasias (sem uso de máscaras), realizadas entre amigos e vizinhos. Nestes assaltos, há sempre uma refeição durante a madrugada, para recuperar forças e prolongar a folia pela noite dentro, sendo que as iguarias são trazidas e confecionadas pelos próprios participantes.

Print Friendly, PDF & Email

2 Responses to Fofas do Faial

  1. Maria de Lourdes Araujo diz:

    ola boa tarde!!!
    tudo bom hum obrigado por nos ensinar fazer tantas delicias!!!!
    amei todas as receitas muito grato.

    lourdes araujo

  2. Fernando Neves diz:

    Natasha, como te sairam as fofas a moda da nossa ilha? Eu fiz hoje mas nao sairam bem

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *