Encharcada do Convento de Sta. Clara (Évora)


Encharcada do Convento de Sta. Clara (Évora)

Este é um dos doces mais representativos da riquíssima doçaria regional alentejana e, ao mesmo tempo, um dos mais apreciados em todo o país. Preparada à base de ovos, açúcar e canela – os sabores tradicionais do Alentejo, tão marcado pela doçaria conventual – a encharcada faz as delícias de todos, mesmo os apreciadores de sabores mais requintados.

De origem conventual, as receitas da encharcada variam entre os conventos de Évora, Beja e Mourão, sendo a de Évora a mais comum de todas elas.

Ingredientes:

  • 22 gemas
  • 200 ml de água
  • 4 claras
  • 750 g de açúcar
  • canela

Confeção:

Leve o açúcar ao lume com a água e deixe ferver até fazer ponto de pérola muito fraco (quando o fio da calda for espesso, ficando uma gota suspensa no limite).

Entretanto, bata os ovos.

Estando a calda no ponto, deite nela os ovos, lentamente, através de um passador de rede e em movimentos circulares. Deixe cozer, espetando a calda com uma espátula, dos lados para o meio, para evitar que ganhe crosta.

Retire do lume quando os ovos estiverem cozidos, mas ainda com um pouco de calda.

Deite num prato fundo, polvilhe com canela e leve a encharcada ao forno bem quente só para tostar.

EXPERIMENTE TAMBÉM ESTAS DELICIOSAS RECEITAS:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

[google-translator]