Doces Regionais


Dom Rodrigos (Algarve)

Os Dom Rodrigos, também conhecidos como bolos de Dom Rodrigo, são doces tradicionais do Algarve, originários de Lagos e um dos doces mais típicos da região. São feitos à base de fios de ovos, enriquecidos com canelaamêndoas (ingrediente muito presente na doçaria regional algarvia). Os Dom Rodrigos são enrolados em papel de cristal e embrulhados em papel de prata de várias cores.
A receita aqui apresentada dá para 6 unidades deste doce que é uma verdadeira delícia.

image200 Dom Rodrigos (Algarve)

Ingredientes:

  • ½ dl de água
  • 250 grs de açúcar
  • 250 grs de fios de ovos
  • 4 gemas
  • 50 grs de miolo de amêndoa ralada
  • canela em pó q.b.

 

Confecção:

Leve ao lume 200 grs de açúcar coberto de água e deixe formar ponto de pérola.

Retire do lume e misture as amêndoas. Deixe que fique morno, junte as gemas e leve novamente ao lume, mexendo até engrossar. Polvilhe com um pouco de canela em pó.

Com o restante açúcar e água faça uma calda em ponto de fio.

Coloque a calda numa frigideira e leve ao lume. Quando ferver, deite os fios de ovos e, sobre estes, a mistura feita com o açúcar, as amêndoas e as gemas.

Com a ajuda de duas espátulas, enrole os fios de ovos em volta do recheio, envolvendo-o completamente. Deixe alourar e retire da frigideira.

Corte 6 quadrados de folha de papel cristal e outros tantos de papel prata colorido com uma dimensão ligeiramente superior. Separe a preparação em quantidades iguais pelos quadrados, una as pontas de cada um e enrole-as, dando forma de uma pirâmide tosca.

Depois de frios, os Dom Rodrigos estão prontos para fazer as delícias de todos… BOM APETITE!

pf button both Dom Rodrigos (Algarve)


Experimente também estas receitas:

Rebuçados de Ovos da Beira
Pinhoada
Panquecas de Abóbora (Machico)
Bolinhos dos Santos com Mel

Publicado em Doces, Receitas de Portugal

Sem Comentários

Trackback URI | Comments RSS

Deixe um comentário

Subscrever
Improve the web with Nofollow Reciprocity.