Fios de Ovos (Ribatejo)
- 12 gemas
- 2 claras
- 750 grs de açúcar
Confecção:
Misturam-se as gemas com as claras, com um garfo, sem bater, e passam-se 3 vezes por um passador de rede.
Leva-se o açúcar ao lume com 2,5 dl de água e deixa-se ferver até atingir o ponto de pérola fraco (a calda corre em fio, ficando uma gota suspensa na extermidade, como se fosse uma pérola). Limpa-se o açúcar de todas as impurezas.
Têm-se já os ovos dentro do funil de fazer os fios de ovos e, sem demoras, deixam-se cair os ovos em calda em pequenas porções, manuseando o funil em círculo e o mais alto possível. Os fios tomarão o aspecto de uma meada. Retiram-se com a ajuda de uma ou duas escumadeiras e colocam-se sobre uma peneira com o fundo virado para cima. Abrem-se os fios passando as mãos por água fria.
Nesta altura podem passar-se os fios por um xarope de açúcar mais fraco (pode retirar-se uma pequena porção de calda e juntar-lhe um pouco de água). Enquanto se preparam os fios de ovos, devem sempre borrifar-se com água fria para impedir que a densidade do xarope aumente. A calda de açúcar deverá manter-se sempre a ferver no centro do tacho.
Para possibilitar a separação dos fios durante a cozedura, adiciona-se um pouco de água, à qual se junta uns pingos de gemas. As gemas ao ferver fazem bolhas que automaticamente separam os fios dos ovos.
NOTA: Este doce também é conhecido como Ovos Reais.

