Doce de Laranja Amarga

Este é um doce muito apreciado pelos britânicos, particularmente sobre umas torradas barradas com manteiga, a acompanhar uma chávena de chá. Também é usado na preparação de bolos e outras receitas.

Embora se encontre à venda, nem sempre a qualidade é a desejável, pelo que o melhor será fazer a receita caseira, que é muito fácil. A única dificuldade poderá ser encontrar laranjas amargas, ou seja, laranjas bravas.

Ingredientes:

  • 1 kg de açúcar
  • 1 litro de água
  • 3 limões
  • 5 laranjas amargas

Confeção:

De véspera, lave muito bem os citrinos, corte-os ao meio e esprema o suco. Reserve os caroços e membranas que ficam presos no crivo do espremedor num saco de pano e ate-o, pois os caroços são muito ricos em pectina, que tem a propriedade de deixar o doce mais espesso.

Corte as cascas da laranja e de 1 limão em juliana e leve a cozer em lume brando, juntamente com o suco dos citrinos, a água e o saquinho com os caroços (ate o saco a uma das pegas do tacho para ser mais fácil de retirar).

Deixe apurar lentamente, cerca de 3 horas, para extrair a pecticina dos caroços (o conteúdo deverá ser reduzido a cerca de metade e a casca dos citrinos ficar macia).

Retire cuidadosamente o saco e passe-o por um crivo, colocado sobre o tacho. Com as costas de uma colher de pau, esprema o saco contra o crivo, deixando escorrer todo o seu suco espesso. Deite fora o que restar no saco.

Adicione o açúcar e mexa até ficar dissolvido.

Deixe ferver cerca de 30 minutos, em lume brando, mexendo para não deixar o doce pegar, o que escureceria o seu aspeto cristalino final.

Retire do lume e faça o teste do ponto – deite um pouco de compota num pires e coloque no congelador cerca de 1 minuto, até ter arrefecido. Empurre levemente a compota com um dedo e, se a superfície se enrugar, ela estará no ponto.

Estando a compota no ponto, retire cuidadosamente a espuma da superfície e deixe arrefecer entre 10 a 15 minutos.

Mexa, para distribuir os filamentos das cascas e guarde em boiões de vidro esterilizados.

Nota:
Com as quantidades indicadas, após arrefecimento, o doce fica duro, com uma consistência idêntica à da marmelada, podendo ser cortado em fatias. Para que o doce possa ser servido à colher, utilize 1,5 litro de água, 1,3 kg de açúcar e empregue somente o sumo de 2 limões.

Print Friendly, PDF & Email

One Response to Doce de Laranja Amarga

  1. Maria Odete Lages diz:

    Vou experimentar a sua receita pois consumo diariamente compota de laranja, ao meu pequeno almoço. Este ano, o meu limoeiro tem-me dado imensos limões – distribuo pelos amigos mas também gostaria de fazer uma compota de limão (gosto do tal sabor amargo). Poderei substituir a laranja pelo limão ou por ser esta fruta já de si ácida não irá ter o mesmo sucesso. Obrigada pela ajuda. Aproveito para desejar Boas Festas
    Odete Lages

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *