Como fazer Massa Brick

A massa brick tem uma utilização muito versátil, podendo ser aplicada em receitas doces ou salgadas. Consiste numa espécie de massa folhada, muito fina e quebradiça, com origem na Tunísia, também conhecida como malsouka. Em traços gerais, é idêntica à massa filo, mas com uma textura mais porosa.

Dependendo da receita em que é aplicada, pode usar-se simples ou em camadas. Encontra-se à venda normalmente em rolo de folhas circulares, mas pode fazê-la em casa, seguindo as indicações abaixo.

Ingredientes:

  • ½ colher (chá) de sal
  • 2 chávenas (chá) de água
  • 2 chávenas (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de óleo

Confeção:

Misture todos os ingredientes até obter um preparado homogéneo e deixe descansar durante meia hora.

Coloque uma frigideira antiaderente sobre uma panela de água a ferver, de forma a que fique bem ajustada para o vapor não sair (como no banho-maria).

Pincele a massa na frigideira, sem a untar. (Ver nota)

Quando estiver cozida, solte as bordas com delicadeza, retire a folha brick da frigideira e mantenha-a coberta para não ressecar. Repita o processo até terminar a massa.

 

Dicas:
  • Se não tiver frigideira antiaderente, pincele um pouco de gema na frigideira quente e limpe com papel absorvente antes de colocar a massa (a gema cria uma película antiaderente). Repita o processo para cada folha de massa brick.
  • Se não todas as folhas de massa no próprio dia, deverá pincelá-las com um pouco de óleo ou manteiga derretida e guardá-las embrulhadas, uma a uma, em película aderente. Porém, deverá aplicá-las em poucos dias, pois elas não se conservam tanto tempo como a massa comprada.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *