Como fazer Caramelo Caseiro

Como fazer Caramelo Caseiro

O caramelo é muito usado em doçaria para aromatizar receitas, ligar ingredientes ou simplesmente para lhes dar um aspeto mais requintado. Embora seja vulgarmente usado em pudins, pode ser usado como cobertura de bolos ou outros doces.

Existem à venda diversos tipos de caramelo, mas não há como um bom caramelo caseiro para enriquecer as receitas dos nossos doces. Além de ter um sabor mais genuíno e intenso, a receita caseira permite aromatizar o caramelo, com baunilha ou outras essências, além de não ter qualquer tipo de conservantes.

Para fazer um bom caramelo caseiro, há que ter em conta o tempo certo para cozinhar, a cor, o sabor e a consistência. Um dos grandes desafios é derreter uniformemente o açúcar sem o deixar criar grânulos enquanto carameliza. O açúcar deve ficar com uma cor acobreada, deixando-o caramelizar e ganhar consistência até um pouco antes de começar a fumegar, quando atinge uma tonalidade de castanho-avermelhado. Depois de frio, o caramelo fica ligeiramente mais liquido do que o mel.

Veja abaixo as nossas dicas e segredos para fazer um bom caramelo caseiro, sabendo que há dois tipos de preparação:        » Caramelo líquido - o açúcar é derretido com água e depois cozido até caramelizar;        » Caramelo seco -  feito somente com açúcar, que derrete e liquidifica lentamente até caramelizar.

 

caramelo líquido 150x150 Como fazer Caramelo CaseiroPara o Caramelo Líquido

Ingredientes:
  • 200 ml de água fria
  • 250 ml de água quente
  • 600 g de açúcar
Confeção:

Coloque o açúcar e a água fria numa panela, em lume brando, deixando derreter até estar bem louro.

Retire e adicione imediatamente a água quente, repartida em cerca de 5 porções, envolvendo bem em cada adição. Deverá ter muita atenção para não deixar queimar o açúcar ao deitar a água, pois ferve muito e pode mesmo salpicar.

Leve de novo ao lume e deixe apurar durante 20 segundos.

Retire do calor e deixe arrefecer, podendo depois utilizar o caramelo ou reservá-lo num frasco de vidro.

caramelo seco 150x150 Como fazer Caramelo CaseiroPara o Caramelo Seco

Ponha uma camada de açúcar numa panela pesada.

Aqueça o açúcar em lume moderado, prestando atenção para não começar a queimar por baixo, sobretudo se a camada for muito grossa. Apesar disso, geralmente, começa a derreter nas bordas e em alguns pontos no meio.

Quando começar a dourar nas bordas, conduza o açúcar derretido para o centro, a fim de evitar que queime.

Nesta altura, começará a adquirir uma tonalidade acastanhada. A partir daqui, irá escurecer rapidamente, por isso deverá ter muito cuidado para não deixar queimar.

Se for caramelizar uma forma de pudim, despeje imediatamente o caramelo na forma.

Para fazer fios de açúcar, deve parar o cozimento, mergulhando a panela numa recipiente com água e gelo.

Se for misturar o caramelo com algum outro ingrediente (manteiga, natas…), adicione-os assim que o caramelo adquirir a cor desejada.

DICA: Se o caramelo ficar granulado, baixe o lume e continue a mexer, pois mesmo os grãos mais persistentes acabarão por derreter. De qualquer forma, poderá peneirar o caramelo depois de frio e, dessa forma coará qualquer grânulo que tenha ficado.

EXPERIMENTE TAMBÉM ESTAS DELICIOSAS RECEITAS:




4 Respostas a Como fazer Caramelo Caseiro

  1. sonia fonseca diz:
    Acabei de fazer ficou na perfeicao obg
  2. Pedro Ferreira diz:
    eu fiz tal e qual e saiu na perfeiçao! secalhar foi a falta de jeito, sorry
  3. celia Tembe diz:
    gostei da dica,tenho imensas dificuldades em fazer o caramelo para os pudins, vou experimentar a receita.bj,bj

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>