Doces Regionais


Fazer Calda e Pontos de Açúcar

A  calda de açúcar é muito importante em pastelaria, não só como base mas também como elemento de ligação, sendo determinante para o sucesso de um bolo ou doce.

Normalmente a calda prepara-se dissolvendo duas partes de açúcar numa parte de água. Embora possa ser usado qualquer tipo de açúcar, o melhor é o branco refinado, uma vez que é o mais puro e, portanto, corre menos riscos de cristalização.

Aos diferentes estados que a calda de açúcar toma pela ação da fervura dá-se o nome de pontos de açúcar. Para os determinar, podem ser usados os seguintes métodos:

  • Pesa-xaropes
    A classificação feita em graus de Baumé (Be), determinando a densidade de sais de uma solução;
  • Termómetro
    Processo que determina a temperatura através de aparelhos que podem ser analógicos, digitais ou de infravermelhos. Normalmente, o termómetro é resistente a temperaturas até 150º C. No entanto, o uso um termómetro graduado até 200º C ou um de infravermelhos até 350º C, é mais rápido, prático e preciso.
  • Observação
    Processo baseado no aspeto físico da calda, avaliando a sua consistência.

 

Determinação dos pontos de açúcar segundo o método utilizado:

Pontos de Açúcar Pesa-Xaropes Termómetro  

Descrição


Ponto de pasta ou calda fraca

clip image002 thumb20 Fazer Calda e Pontos de Açúcar

24º Be 101º C Ao mergulhar uma colher na calda, esta adere e forma uma crosta quando a colher é retirada
Ponto de Fio

clip image004 thumb Fazer Calda e Pontos de Açúcar

28º Be 103º C Colocando-se uma gota da calda ligeiramente arrefecida no polegar e outra no indicador, ao juntar e afastar os dedos, a calda forma fio.
Ponto de cabelo

clip image005 thumb Fazer Calda e Pontos de Açúcar

30º Be 106º C Pondo uma gota de calda entre o polegar e indicador, ao afastarem-se os dedos, a calda corre em fios finos e resistentes.
Ponto de pérola

clip image007 thumb Fazer Calda e Pontos de Açúcar

33º Be 108º C Forma-se uma bola na extremidade do fio que escorre da colher
Ponto de estrada ou de bola mole

clip image009 thumb Fazer Calda e Pontos de Açúcar

35º Be 110º C A colher, ao passar na calda, deixa uma abertura que permite ver o fundo do tacho
Ponto assoprado fraco, de voo fraco ou de voar fraco

clip image011 thumb Fazer Calda e Pontos de Açúcar

37º Be 112º C Soprando nos furos de uma escumadeira que passou na calda, formam-se bolhas que rebentam rapidamente.
Ponto assoprado forte, de voo forte ou de voar forte

clip image013 thumb Fazer Calda e Pontos de Açúcar

38º Be 115º C Soprando nos furos de uma escumadeira que passou na calda, formam-se bolhas maiores que demoram a rebentar.
Ponto de espadana

clip image015 thumb Fazer Calda e Pontos de Açúcar

40º Be 117º C A calda escorre em fitas largas, com o aspeto de lâmina.
Ponto de rebuçado, de bola dura ou bola rija

clip image017 thumb Fazer Calda e Pontos de Açúcar

- 125º C Deitando um pouco de calda em água fria, forma-se imediatamente uma bola consistente que, quando lançada sobre um prato, faz o barulho de vidro.
Ponto de areia

clip image019 thumb Fazer Calda e Pontos de Açúcar

- 134º C A calda começa a secar e nas bordas do tacho aparece areada.
Ponto de caramelo

clip image021 thumb Fazer Calda e Pontos de Açúcar

- 140º C

O açúcar e a água, derretidos em lume médio, formam uma calda dourada e um cheiro característico de caramelo, que se vão acentuando com a fervura.

pf button both Fazer Calda e Pontos de Açúcar


Experimente também estas receitas:

O Merengue
Biscoitos Amanteigados de Chocolate
Tarte de Limão Merengada
Petit Gâteau - Receita Americana

Publicado em Dicas e Segredos

1 Comentário

1 Comentário to “Fazer Calda e Pontos de Açúcar”

  1. Trouxas de Ovos | Doces Regionaison 17 Set 2010 at 0:06

    [...] o açúcar com a água e leve ao lume até fazer ponto de fio [...]

Trackback URI | Comments RSS

Deixe um comentário

Subscrever
Improve the web with Nofollow Reciprocity.