Doces Regionais


Broas Castelares com Amêndoa Amarga


As Broas Castelares são um doce típico da época natalícia, em Portugal, sendo mais tradicionais na região de Lisboa. Estes doces são feitos à base de batata-doce e, normalmente, levam coco ralado, sendo a sua superfície pincelada com gema de ovo. Há outras regiões do país, sobretudo na estremadura, em que as broas são decoradas com missangas coloridas e aí chamam-se broas de espécie.

broas castelares com amêndoa amarga Broas Castelares com Amêndoa Amarga

Ingredientes:

  • 100 grs de coco ralado
  • 200 grs de farinha de milho
  • 200 grs de farinha de trigo
  • 3 colheres (sopa) de pão ralado
  • 3 ovos
  • 500 grs de puré de batata-doce
  • 850 grs de açúcar
  • essência de amêndoa amarga q.b.
  • gemas p/ pincelar
  • raspa de 1 laranja

 

Confeção:

Coza as batatas em água temperada com sal, escorra-as e reduza-as a puré até perfazer os 500 gramas. Misture com 500 grs de açúcar e leve a ferver em lume brando, mexendo sempre. Retire e deixe arrefecer bem.

Misture esta massa com os restantes 350 grs de açúcar, a raspa da laranja, o coco ralado, o pão ralado e os ovos. Leve ao lume até levantar fervura, mexendo sempre.

Misture as farinhas, ligue muito bem e aromatize com umas gotas de essência de amêndoa amarga. Despeje sobre uma superfície polvilhada e deixe arrefecer.

Molde as broas e coloque-as num tabuleiro untado com óleo, pincele-as com gema batida e leve ao forno quente durante cerca de 15 minutos.

Print Friendly

 

Experimente também estas receitas:

Toucinho do Céu (Murça)
Boleima de Maçã (Castelo de Vide)
Filhós no Ferro
Enxovalhada (Alentejo)

Sem Comentários

Comments RSS

Deixe um comentário

Subscrever