Bolo de Sertã

Receitas on March 27th, 2008

Ingredientes:image

  • 2 kg de farinha de milho
  • 250 grs de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) mal cheia de sal

Confecção:

Peneira-se a farinha de milho para um alguidar de barro vidrado.
Vai-se deitando 1 l de água a ferver, com sal, sobre a farinha e mexendo com uma colher de pau. A mistura que se obtém no final não é homogénea. Espalha-se a massa para arrefecer e polvilha-se com a farinha de trigo.
Quando a temperatura o permitir, amassa-se tudo de modo a obter uma massa uniforme, bem ligada e dura; se for necessário, junta-se um pouco mais de água morna. Tendem-se bolas do tamanho de laranjas grandes.
Põe-se a sertã de barro ao lume e, quando ao deitar-lhe um pouco de farinha de milho esta alourar imediatamente, coloca-se uma bola de massa na tendedeira de madeira polvilhada com farinha de milho e, com a mão molhada em água fria, espalma-se a massa de modo a obter um círculo (da espessuar de um dedo) ligeiramente mais pequeno do que a tendedeira. No centro de cada bolo faz-se um buraco com o dedo, para permitir uma melhor cozedura.
Deixa-se o bolo escorregar para a sertã e, quando estiver ligeiramente louro, vira-se com a ajuda de uma espátula, deixando cozer do outro lado.

Estes bolos devem ser comidos quentes e acompanham diversos pratos, podendo no entanto ser comidos só com manteiga.

NOTA: A sertã é uma espécie de frigideira de barro não vidrado que pode aquecer em qualquer superfície.

Partilhe:
  • DoMelhor
  • EuCurti
  • Sapo
  • Rec6
  • Google
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • E-mail this story to a friend!
  • Print this article!

Mais receitas semelhantes:

Leave a Reply

You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>