Doces Regionais


Bolo Crocante de Avelãs

Ingredientes:

Para o merengue

  • 1 chávena de avelãs torradas e moídasclip image002 thumb18 Bolo Crocante de Avelãs
  • 1 colher (café) de sal fino
  • 18 claras
  • 2 chávenas de açúcar

Para o creme

  • ½ chávena de avelãs
  • ¾ de chávena de açúcar
  • 2 chávenas de leite
  • 4 gemas
  • 6 colheres (sopa) de manteiga

Para a decoração

  • ¾ de chávena de açúcar em pó
  • 1 chávena de avelãs lascadas

 

Confecção:

Bata as claras em castelo com o sal. Acrescente o açúcar aos poucos e bata até obter um merengue firme. Misture com as avelãs, mexendo bem. Divida em três partes e ponha uma delas numa forma redonda (20 cm de diâmetro), forrada com folha de alumínio untado. Leve ao forno fraco durante 20 minutos.

Entretanto, bata as gemas com o açúcar até obter um creme claro. Junte o leite sem parar de mexer. Leve ao lume em banho-maria para espessar. Retire e deixe arrefecer. Bata a manteiga em creme e, aos poucos, misture com o creme de gemas, sem parar de bater.

Acrescente as avelãs e mexa até obter uma mistura homogénea. Levante o bolo, intercalando os merengues e o creme. Polvilhe com açúcar e espalhe as avelãs.

pf button both Bolo Crocante de Avelãs


Experimente também estas receitas:

Pudim Flan (Estremadura)
Torta com Amêndoa e Ovos Moles
Vasilopita (Chipre)
Bolo Xadrez

Publicado em Bolos

Sem Comentários

Trackback URI | Comments RSS

Deixe um comentário

Subscrever
Improve the web with Nofollow Reciprocity.