Bolo do Caco (Madeira)


Bolo do Caco

O bolo do caco é um pão de trigo típico do arquipélago da Madeira. A massa prepara-se simplesmente com farinha de trigo, fermento de padeiro (30 a 50 g por cada kg de farinha), água e sal, podendo ser a da receita caseira ou comprada na padaria.

Embora não se tratando propriamente de um doce, esta é uma das receitas tradicionais portuguesas que merece destaque neste espaço. Pode ser consumido como entrada, acompanhamento ou mesmo como iguaria principal. Normalmente, é barrado com manteiga de alho a derreter, doces ou compotas, podendo também ser a base de uma sandes.

Ingredientes:

Confeção:

Deixe a massa fermentar entre 1 a 3 dias.

Quando a massa de pão estiver lêveda, divida-a em bolas e achate-as de modo a formar uma bolacha com a espessura de 3 cm e aproximadamente um palmo de diâmetro.

Coloque as bolachas no caco (frigideira de pedra mole) e deixe cozer até ganhar uma crosta fina, mas ligeiramente queimada. Vire-as e deixe cozer igualmente do outro lado. Depois, rode os pães, já cozidos, de modo a alourar também os bordos.

EXPERIMENTE TAMBÉM ESTAS DELICIOSAS RECEITAS:

2 Respostas a Bolo do Caco (Madeira)

  1. Maria Cunha Oliveira says:
    uma delicia mto.bom…..
  2. Sou escritora mas gosto muito de culinária – fazer coisas gostosas para meus netos é tudo de bom.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

[google-translator]