Bolo do Caco (Madeira)

Bolo do Caco

O bolo do caco é um pão de trigo típico do arquipélago da Madeira. A massa prepara-se simplesmente com farinha de trigo, fermento de padeiro (30 a 50 g por cada kg de farinha), água e sal, podendo ser a da receita caseira ou comprada na padaria.

Embora não se tratando propriamente de um doce, esta é uma das receitas tradicionais portuguesas que merece destaque neste espaço. Pode ser consumido como entrada, acompanhamento ou mesmo como iguaria principal. Normalmente, é barrado com manteiga de alho a derreter, doces ou compotas, podendo também ser a base de uma sandes.

Ingredientes:

Confeção:

Deixe a massa fermentar entre 1 a 3 dias.

Quando a massa de pão estiver lêveda, divida-a em bolas e achate-as de modo a formar uma bolacha com a espessura de 3 cm e aproximadamente um palmo de diâmetro.

Coloque as bolachas no caco (frigideira de pedra mole) e deixe cozer até ganhar uma crosta fina, mas ligeiramente queimada. Vire-as e deixe cozer igualmente do outro lado. Depois, rode os pães, já cozidos, de modo a alourar também os bordos.

 Bolo do Caco (Madeira)


VEJA TAMBÉM ESTAS DELICIOSAS RECEITAS:





3 Respostas a Bolo do Caco (Madeira)

  1. Maria Cunha Oliveira diz:

    uma delicia mto.bom…..

  2. Ola um bom dia.

    Gostava de ter uma resposta se for possivel.
    Tenho visto muitas receitas de bolo do caco todas elas muito parecidas, mas alguns detalhes me chamaram a atençao, enquanto algumas receitas leva batata doce outras não, algumas dizem para deixar levedar 2 a 3 horas outras falam de levedar 1 a 3 dias.
    Que fazer ?

  3. Sou escritora mas gosto muito de culinária – fazer coisas gostosas para meus netos é tudo de bom.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>