Bolas de Berlim

A Bola de Berlim é um bolo tradicional de Portugal, semelhante à Berliner alemã. Das diferenças entre a Bola de Berlim e a Berliner, pode-se destacar o facto de esta última ser normalmente recheada com doces vermelhos (morango, framboesa, etc.) e a portuguesa com creme de pasteleiro, embora também sejam comuns Bolas de Berlim sem qualquer recheio. Por outro lado, as Bolas de Berlim são fritas e polvilhadas com açúcar, antes de serem recheadas; as alemãs têm um diâmetro um pouco menor e são normalmente polvilhadas com açúcar mais fino.

No Brasil, a bola de Berlim também é conhecida como Sonho.

Ingredientes:

(12 a 15 bolas)
Para a massa
  • 1 colher (sopa) de aguardente
  • 100 ml de leite
  • 1 ovo
  • 1 pitada de sal de mesa
  • 15 g de fermento de padeiro
  • 350 g de farinha de trigo
  • 50 g de açúcar
  • 60 g de manteiga
  • raspa de ½ limão
Para o recheio e cobertura

Confeção:

Desfaça o fermento no leite morno e junte os restantes ingredientes, amassando bem até a massa se soltar das mãos.

Deixe repousar, em local ameno, até a massa dobrar o volume (cerca de 30 minutos), num alguidar tapado com película aderente e com um pano.

Passado o tempo de levedura, retire a massa e coloque-a sobre uma superfície plana, dando-lhe a forma de bola grande. Estique-a depois com um rolo.

Faça as bolas, com a ajuda de um copo pequeno, e coloque-as num tabuleiro para levedar mais um pouco, cerca de 30 minutos (as bolas aumentarão um pouco de volume, mas não para o dobro).

Coloque ao lume um tacho com bastante óleo para as fritar, onde aumentarão uma vez mais de volume. A temperatura do óleo não pode estar muito quente (aproximadamente 170º C) para as bolas não fritarem rapidamente; caso contrário, não crescem e podem ficar cruas por dentro. Vá virando as bolas de Berlim com um garfo, até estarem douradas por igual.

Escorra-as e passe ainda quentes pelo açúcar.

Deixe arrefecer um pouco e, com uma faca, dê-lhes um golpe horizontal, onde colocará o creme de pasteleiro.

Print Friendly, PDF & Email

One Response to Bolas de Berlim

  1. Maria Saraiva diz:

    Muito boas estas receitas,gostei imenso,obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *