Berliner (Alemanha)

O nome destes bolos advém da cidade onde foram criados – em Berlim, na Alemanha. Os bolos terão sido criados por um jovem militar que, não se tendo adaptado bem aos treinos para a batalha, foi enviado para ajudar na cozinha. Lembrando-se dos ensinamentos bélicos, criou umas bolas de massa, fritas, parecidas com as balas dos canhões.

Embora haja variações regionais do doce, na maioria das regiões alemãs o doce designa-se berliner. As Bolas de Berlim, por sua vez, são bolos tradicionais de Portugal, inspirado nas Berliner alemãs.

Ingredientes:

Confeção:

Desfaça o fermento e dilua-o em 100 ml de leite morno.

Adicione 150 gramas de farinha e ponha a tigela num recipiente cheio de água quente, cubra-o com um pano e deixe fermentar durante 30 minutos.

Com a restante farinha, faça um monte sobre a superfície de trabalho. Abra uma cavidade no centro e deite nela o preparado que deixou a levedar, a manteiga aos pedaços, 2 ovos, o açúcar e a canela.

Misture todos os ingredientes, amassando com o resto do leite, até obter uma massa macia e levemente elástica. Estenda-a com o rolo, até atingir cerca de 5 mm de espessura.

Corte a massa em círculos (deverão ser em número par para depois serem unidos dois a dois). Recheie metade deles com uma colher de compota. Pincele os bordos livres com ovo batido e componha as bolas, cobrindo a compota com os bocados de massa restantes.

Corte os bordos para os selar e dar uma forma mais regular às bolas, que deverão levedar durante mais 1 hora, em ambiente quente e protegido de correntes de ar.

Frite algumas bolas, virando-as quando estiverem semicozidas, para ficarem douradas uniformemente (± 5 minutos de cada vez).

À medida que estiverem prontas, coloque as bolas sobre papel absorvente para eliminar o óleo em excesso e guarde-as no forno quente.

Polvilhe abundantemente com açúcar (em pó ou refinado) e sirva.

Print Friendly, PDF & Email

2 Responses to Berliner (Alemanha)

  1. José Francisco da Costa diz:

    Gostaria de receber receitas de bolo(alemão)

  2. telma diz:

    o procedimento e o mm pa rechear com o creme pasteleiro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *