- 8 ovos
- 280 grs de açúcar
- 225 grs de farinha
- 3 colheres (sopa) de cacau em pó
Para a cobertura:
- 250 grs de manteiga
- 200 grs de açúcar
- 3 colheres (sopa) de cacau em pó
- 2 claras
- chocolate granulado q.b.
- 1 chávena de chantilly
- confeitos prateados q.b.
Confecção:
Numa tigela grande, bata as gemas com o açúcar, até obter uma gemada esbranquiçada. Misture a farinha e o cacau, batendo, em seguida, as claras em castelo firme. Alternadamente, adicione à gemada pequenas porções de farinha e de claras, misturando sem bater. Deite a massa num tabuleiro previamente untado e forrado com papel vegetal, também ele untado (se tiver numa forma com formato de árvore, coza na forma). Coza em forno pré-aquecido. Desenforme e deixe arrefecer sobre uma rede.
Para a cobertura, bata muito bem a manteiga com o açúcar e o cacau. Adicione as claras em castelo, bata de novo e reserve. Recorte o bolo dando-lhe o formato do pinheiro de Natal e barre-o com o creme. Polvilhe com chocolate granulado e, à volta, desenhe uma cercadura com chantilly, utilizando um saco de pasteleiro. Decore com confeitos prateados.



































This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.